A Terra é redonda e estamos sobre ela.

Aprender que Terra é redonda é muito importante, entretanto, o mais curioso é a nossa localização nela, estamos sobre ela. Muitas pessoas ao ouvirem esta informação pensam que, se nós estivéssemos sobre a Terra nós cairíamos. Isto não acontece por que existe a força chamada de gravidade, é ela que nos segura sobre a superfície da Terra.

Até alguns anos atrás era muito difícil para nós, habitantes do planeta Terra, percebermos que ela é redonda. Isto exigia muita imaginação, algum conhecimento matemático, algumas observações e reflexões sobre elas. Hoje, podemos facilmente chegar a esta conclusão bastando para isto observar uma foto. Como isto, se tornou muito mais fácil, para todos nós, perceber que a Terra parece uma grande bola azul. Mas, logo surge uma pergunta muito curiosa: já que Terra é redonda onde é que nós estamos nesta bola?

Para muitos a resposta desta pergunta causa desconforto, pois a resposta é: nós estamos sobre a Terra. Vejam vocês que a Terra é uma grande bola e estamos sobre esta bola. Estamos sobre ela você, eu e todos os demais habitantes do nosso planeta e nós não caímos. Precisamos entender como isto acontece.

Uma inspiração para este texto é uma das recordações mais antigas que tenho na vida. Quando tinha cinco anos de idade uma tia me contou que a Terra é redonda e que nós estamos sobre ela. Lembro-me até hoje de ouvir esta afirmação no terraço da nossa casa, e da sensação de desconforto que senti. Eu sabia que a minha tia conhecia muitas coisas e eu acreditava no que ela me dizia, mas, mesmo assim eu não me conformava, como é que eu estou sobre a Terra e não dentro dela? Lembro que pensei: se eu colocar um grão de feijão ao lado de uma xícara de café ele cai sobre o pires e então, como é que nós podemos estar sobre a Terra?

Com o passar do tempo eu aprendi que a Terra é redonda, que nós estamos sobre ela e porque é que nós não caímos. Foi pensando neste fato que ocorreu na minha infância, que imagino deve ocorrer a mesma dúvida em muitas crianças, que, como eu, ficam perplexas ao saberem que estão sobre a Terra. Por isto, vou tentar convencê-los de que isto é a mais pura verdade. Entender que a Terra é redonda, que estamos sobre ela é muito importante.

Para isto nós precisamos compreender apenas um fato, que não podemos estar dentro da Terra. Para provar que não estamos dentro vamos utilizar um conhecimento que todos nós temos, nós sabemos estamos dentro de casa ou da escola. Para isto basta olharmos para o alto e, se estivermos dentro, não vemos o céu ou se estivermos fora veremos o céu. O teto e o telhado da casa ou da escola impedem que você veja o céu. Também nos dias muito nublados nós não vemos o Sol e as estrelas. Assim, quando nós olhamos o céu e vemos o Sol ou as estrelas, percebemos que entre nós e o Sol e as estrelas só existe um material transparente como o ar! O ar permite que você veja através dele. É assim que você vê as outras pessoas, como os seus colegas de classe. Nós não enxergamos através da Terra. Você olha para o chão não sabe o que está debaixo do chão!

Com isto você pode afirmar: se eu estivesse dentro da Terra eu não veria o céu, se eu vejo o céu é porque eu tenho que estar sobre a Terra.

Agora vamos entender porque não caímos. Isto é muito mais fácil de comprovar, basta você olhar para você mesmo ou para as pessoas em torno de você. Alguém da sua turma está caindo agora? Não. Quando você anda na rua as pessoas também não caem. Quando acontece de alguém cair é quando a pessoa escorrega ou num chão molhado, ou numa casca de banana ou quando alguém empurra. Vejam então, entre nós, cair é uma coisa que acontece raramente.

Então, porque nós não caímos quando estamos sobre a Terra? O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a  Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade. Esta força puxa você para a superfície da Terra. Você pode testar esta explicação. Qualquer objeto que você deixa escapar, sem querer da sua mão, ele cai no chão e, as vezes, ao cair quebra. Mesmo os objetos que você lança para cima, como uma bola, ele sobe um pouco e depois cai no chão. Assim nós estamos em cima da Terra porque enxergamos o céu, e nós não caímos porque a força de gravidade da Terra segura todos nós na sua superfície.